Apneia do Sono

Tópicos

O que é a Apneia do Sono?

Woman laying down with arm over eyes, cant sleep

Dentro dos distúrbios do sono, há um grupo que está relacionado com a respiração.

A respiração tem como função principal promover a troca do oxigénio, contido no ar que inspiramos, pelo CO2 e outros gazes que produzimos e que são transportados para o exterior através da expiração. A troca dos gases é feita pelos pulmões. Para que esta função se faça convenientemente é importante que, quer os pulmões quer a parte mecânica (músculos, nervos, grade costal e via aérea) funcionem convenientemente.

Para que todas estas estruturas funcionem bem, têm de receber ordens do Sistema Nervoso Central (SNC) e este estar convenientemente condicionado pelas informações periféricas – sistema nervoso Periférico (SNP) – temperatura, esforço físico, batimentos cardíacos, equilíbrio psicossomático entre outros.

Durante o sono ocorrem alterações e a regulação da respiração torna-se mais automática.

A Apneia do Sono é uma anomalia que se traduz por uma deficiência na ventilação.

As causas podem estar relacionadas com obstrução da via aérea (Apneias obstrutivas) ou por disfunção do SNC (apneias centrais).

Sintomas Mais Frequentes da Apneia do Sono

ai2

Apesar de ser muito frequente, nem sempre lhe é dada a devida importância porque ocorre durante o sono e na maioria dos casos o paciente não relaciona com os sinais e sintomas, causais e/ou consequentes.

Por exemplo o ressonar é muito frequente na Apneia do Sono, mas pode haver apneia sem ressonar e ressonar sem apneia.

Manifestações que podem estar relacionadas com as apneias e/ou hipopneias:

• Ressonar
  • Sono não reparador
  • Cansaço diurno
  • Perda de memória
  • Diminuição da capacidade sexual
  • Irritabilidade fácil
  • Acordar com sensação de engasgamento / falta de ar
  • Sensação de esforço ao respirar
  • Acordar muitas vezes com suores e cansaço
  • Cefaleias matinais que passam durante o dia
  • Cefaleias crónicas
  • Hipertensão
  • Sono agitado
  • Dificuldade em controlar o peso

Ressonar e Apneia do sono

O ressonar pode surgir como um sintoma isolado e é na maioria das vezes o motivo da consulta ao médico do Sono, por incomodar terceiros.

No entanto, não nos devemos focalizar em tratar o sintoma, mas sim investigar e tratar algum distúrbio que possa estar associado, sob pena de deixar sem tratamento patologias graves, seja a apneia do Sono ou outros distúrbios.

Diagnóstico da Apneia do Sono

Report showing a graph and some text

Tendo em conta que podemos ter apneias (paragens respiratórias) e/ou hipopneias (diminuição da ventilação sem paragem) de causas periféricas e/ ou centrais, a marcação de uma consulta numa Clínica do Sono é absolutamente obrigatória para se chegar corretamente ao diagnóstico, prevenção e tratamento.

A consulta do sono na Clínica do Sono – Anselmo Pinto, inclui:

História clínica

O médico do sono deve colher uma história o mais completa possível. Algumas informações colhidas podem despistar patologias graves, relacionadas ou não com as apneias.

O testemunho da companhia de cama é muito importante.

Exame físico

O despiste de diminuição do volume da via área (nariz, nasofaringe, orofaringe e laringe) é crucial para se chegar ao diagnóstico.

Exames complementares

Por vezes está indicado:

• Fibrolaringoscopia
  • RX pulmonar
  • TAC
  • Exames Analíticos
  • Polissonografia (PSG)

A Polissonografia é muito importante e por vezes o único meio de termos um diagnóstico correto. Dependendo do paciente, a Polissonografia pode ser nível 1, 2 ou 3.

Consequências da Apneia do Sono

As consequências da Apneia do Sono dependem sempre da idade da pessoa, da gravidade da situação, do tipo de apneia em causa, das causas das apneias e de possíveis patologias associadas.

Tratamento da Apneia do Sono

Apneia do Sono 2

A Apneia do Sono tem tratamento, o qual pode ser diferente de pessoa para pessoa e até na mesma pessoa, em diferentes fases.

São falsos os tratamentos “standard” que não tenham em conta o paciente específico.

“Devemos tratar doentes e não doenças”

A suspeita de apneia sono deve ser avaliada por clínico experiente em patologia do sono.

O princípio básico para o tratamento passa por o médico do sono ser o menos invasivo possível, começar por uma boa prevenção e pelas atitudes mais simples como boa higiene do sono, controlo do peso e forma de dormir.

Não há qualquer tratamento garantido, seja médico ou cirúrgico.

Tratar um sintoma, como o ressonar, sem fazer o diagnóstico diferencial da causa, pode deixar passar uma doença grave como um distúrbio cerebral, patologias pulmonares, tumor, entre outros; o paciente livra-se do ressonar, mas pode atrasar o diagnóstico de outras patologias, porque se acha curado e já não incomoda terceiros.

Tratamentos possíveis da Apneia do sono:

• Boa higiene do sono
  • Controlo do peso
  • Posicionamento durante o sono
  • Tratamento de patologias primárias associadas
  • Uso de CPAP, APAP, BPAP, ASV
  • Correção de anomalias anatómicas que comprovadamente causem as apneias do sono.

Outros Artigos:

girl tired with glasses near her
Clinica do Sono

O que é um mau sono?

Conceitos errados A avaliação do sono como bom ou mau nem sempre se aproxima da realidade.  Dormir profundamente com ressonar

Tem alguma questão?

Entre em contacto connosco!

Estamos ao dispor para esclarecer todas as dúvidas que possa ter, sobre qualquer assunto relacionado com a nossa clínica e os serviços que fornecemos.